#fromlocaltoglobal

O Museu da Casa Brasileira (MCB) é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que se dedica às questões da cultura material da casa brasileira nos aspectos de arquitetura e design. Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, no antigo solar que pertenceu ao ex-prefeito de São Paulo, Fábio da Silva Prado e sua esposa, Renata Crespi Prado, é o único museu brasileiro especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas.

Dentre suas inúmeras iniciativas, são destacados o Prêmio Design MCB, realizado desde 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.

O Museu dedica seu espaço a duas mostras de longa duração: Coleção MCB, com um recorte do acervo da instituição constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII até os dias de hoje, e A Casa e a Cidade - Coleção Crespi Prado, que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonista de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo.

A coleção com objetos e moveis fica no andar superior do museu. As fotos auxiliam o visitante a constatar o desenvolvimento da região onde está localizado o museu.

 

A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.

A instituição investe em atividades de extensão educacional, com atenção a públicos especiais e no desenvolvimento de técnicas e material de suporte, tanto para visitas orientadas quanto para audiência espontânea.

Na agenda cultural é destacado, ainda, o projeto Música no MCB, que traz apresentações musicais gratuitas nas manhãs de domingo, entre março e dezembro. Todas essas ações representam um notável crescimento na agenda do museu e a gradativa evolução da quantidade de público acolhido, para patamares superiores aos 100 mil visitantes anuais.

Museu da Casa Brasileira

Museu Afro Brasil is a history, artistic and ethnographic museum dedicated to the research, preservation, and exhibition of objects and works related to the cultural sphere of blacks in Brazil.

Address: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo - SP, 04094-050, Brazil

Hours:

 

MondayClosed

Tuesday10AM–5PM

Wednesday10AM–5PM

Thursday10AM–5PM

Friday10AM–5PM

Saturday10AM–5PM

Sunday10AM–5PM

Director: Emanoel Araújo

Founded: 2004

Phone: +55 11 3320-8900

Museu Afro Brasileiro

This website is created and hosted by Website.com's Site Builder.